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Lei da Balança: O que é a lei e como funciona?

Lei da Balança é um conjunto de normas que regulam o peso máximo permitido para veículos, desempenhando um papel crucial na prevenção de problemas associados ao excesso de carga.

Seu objetivo principal é garantir a segurança nas estradas, evitando desgastes nos pneus, problemas no freio e até mesmo danos ao pavimento rodoviário.

Além disso, essa legislação também aborda questões ambientais, como a redução da emissão de gases poluentes, e aspectos relacionados à concorrência no transporte de cargas.

Em 2021, ocorreram importantes alterações na lei. É crucial que empresas e motoristas compreendam essas mudanças para evitar multas e garantir o compliance empresarial.

Quer saber como sua empresa pode se adaptar e evitar penalidades e contribuindo para a segurança nas estradas? Continue com a gente!

Confira também: Como regularizar a documentação de uma transportadora de carga

O que é a Lei da balança?

Lei da Balança é uma legislação que define os limites de peso máximo que os caminhões podem carregar nas rodovias. Essa lei é importante para controlar a segurança das estradas e evitar danos causados pelo excesso de peso dos veículos de transporte.

Com base nas resoluções 210 e 211 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), ela estabelece restrições quanto ao peso e dimensões dos veículos, bem como valores de multas e tolerâncias permitidas para o sobrepeso.

Lei da Balança também especifica quem tem o poder de multar em caso de infração e as regras específicas para diferentes tipos de veículos de transporte.

Deste modo, o objetivo principal é garantir que os caminhões estejam dentro dos limites de peso permitidos para evitar danos às rodovias e garantir a segurança no trânsito.

O que mudou na Lei da Balança

As alterações na Lei da Balança incluem:

  1. Estabelecimento de uma nova tolerância para o excesso de peso, conforme a Lei n° 14.229/21, em vigor desde 2021.
  2. Antes da modificação, veículos com menos de 50 toneladas eram fiscalizados com base no peso bruto total (ou peso bruto combinado).
  3. Atualmente, esses veículos podem exceder o limite em até 5% sem sofrer multas, sendo a medição de peso por eixo realizada somente quando esse limite é ultrapassado.
  4. A legislação de 2015 permitia uma tolerância de 10% acima do limite para cada eixo, mas a lei de 2021 ampliou essa tolerância para 12,5%, resultando em multas para quem excede esse percentual.
  5. Resolução 882 do Contran confirmou o limite de 12,5% de excesso de peso por eixo para ônibus e caminhões, mantendo os 5% de limite de tolerância.
  6. Uma mudança relevante diz respeito ao vale-pedágio, onde os caminhoneiros devem receber o valor antes de iniciar suas viagens e têm um prazo de 1 ano para solicitar indenização se o vale-pedágio não for fornecido adequadamente.

Leia também: O papel da contabilidade na análise de rentabilidade de transportadoras: identificando clientes e rotas lucrativas

A Lei da Balança se aplica em quais situações?

Lei da Balança se aplica em condições relacionadas ao transporte de carga por caminhões e outros veículos de transporte, sobretudo, em rodovias federais, onde a fiscalização é realizada para garantir a conformidade com os regulamentos.

Ela estabelece limites de peso máximo que os caminhões podem carregar para garantir a segurança no trânsito e evitar danos às estradas, e também especifica a tolerância permitida para o excesso de peso.

Aqui estão algumas das principais condições em que a legislação se aplica:

  • Caminhão com eixo toco: pode transportar no máximo 16 toneladas.
  • Caminhão com eixo trucado: a capacidade de carga permitida é de até 23 toneladas.
  • Combinação de cavalo toco + carreta LS: o limite de peso autorizado é de 41,5 toneladas.
  • Combinação de cavalo trucado + carreta LS: pode carregar até 48,5 toneladas.
  • Combinação de cavalo toco + carreta vanderleia: é possível transportar até 46 toneladas.
  • Combinação Romeu e Julieta trucado: o limite de peso estabelecido é de 43 toneladas.

Outras aplicações

Além da regulamentação de peso limite para  veículos de carga de grande porte, a Lei da Balança também pode abarcar algumas situações especiais. confira:

  • Ônibus de transporte de passageiros: certos tipos de ônibus, como os rodoviários ou de turismo, podem ser submetidos à pesagem, especialmente quando estão transportando um grande número de passageiros.
  • Veículos de transporte de cargas especiais: veículos especiais, como os utilizados para transportar cargas indivisíveis (como guindastes, equipamentos pesados, etc.), estão sujeitos a regras específicas de peso e dimensões e devem ser pesados para garantir a conformidade com a lei.

Vale lembrar que a principal razão para a aplicação da Lei da Balança é garantir a segurança no trânsito. O excesso de peso pode afetar a estabilidade do veículo e aumentar o risco de acidentes.

A gestão estratégica pode contribuir para a adequação à lei da Balança?

gestão estratégica pode contribuir significativamente para a adequação à Lei da Balança no setor de transporte.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a gestão estratégica pode ser benéfica:

Planejamento de Carga

gestão estratégica pode ajudar as transportadoras a planejar suas cargas de forma mais eficaz, considerando os limites de peso permitidos. Isso inclui a distribuição adequada de mercadorias nos veículos para evitar excesso de peso em qualquer eixo.

Monitoramento em Tempo Real

A implementação de sistemas de monitoramento em tempo real permite que as transportadoras acompanhem o peso de seus veículos durante o transporte. Isso ajuda a identificar rapidamente qualquer excesso de peso e tomar medidas corretivas imediatas.

Treinamento e Educação

gestão estratégica pode incluir programas de treinamento para motoristas e equipes de carregamento, garantindo que todos compreendam e cumpram as regulamentações de peso previstas na Lei da Balança.

Manutenção de Veículos

A gestão estratégica pode estabelecer planos de manutenção preventiva para garantir que os veículos estejam em boas condições, o que inclui a verificação regular dos sistemas de suspensão, freios e pneus para evitar problemas relacionados ao excesso de peso.

Análise de Dados

coleta e análise de dados podem ajudar as transportadoras a identificar padrões de excesso de peso, áreas de risco e oportunidades de melhoria.

Parcerias com Órgãos Reguladores

gestão estratégica pode incluir o estabelecimento de parcerias com órgãos reguladores, como a Polícia Rodoviária Federal, para garantir uma comunicação eficiente e a conformidade com as regulamentações.


Em resumo, a gestão estratégica pode ser uma ferramenta poderosa para garantir que as transportadoras estejam em conformidade com a Lei da Balança, evitando multas e problemas relacionados ao excesso de peso em veículos de carga.

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